2026-01-08 by Laura Silva Maria
REA na Prática Letiva de uma Professora de Línguas
No âmbito da U.C. de Materiais e Recursos para E-Learning, inserida no Mestrado em Pedadogia do E-Learning da Universidade Aberta, desenvolvi uma pesquisa online sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), da qual selecionei três REA, que adaptei para a minha prática letiva.
Partindo da premissa de que REA são “materiais de ensino, aprendizagem e investigação, em qualquer suporte ou mídia, digital ou não, que estão sob domínio público e são disponibilizados com licença aberta que permite o acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuita por terceiros, sem restrição ou com poucas restrições” (UNESCO, 2002), optei por REA com licenças Creative Commons (CC), que vão ao encontro dos 5Rs de David Wiley (2014).
REA 1
Inglês 11º ano
The Multicultural World – Coping with Diversity.
Origem REDA
https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/recursos-educativos-digitais-e-abertos-reda
Recurso
PowerPoint Names by Maya Angelou – pre-reading activities; Maya Angelou Biography
https://reda.edu.azores.gov.pt/resources/detalhes-recurso/1858
O recurso utilizado como ponto de partida foi um PowerPoint com informação biográfica da escritora Maya Angelou, assim como atividades no âmbito da sua obra Names.
Tendo a intenção de apresentar a escritora e o seu poema Still I Rise nas minhas turmas de Inglês de 11º ano, considerei tratar-se de um recurso viável, que, no entanto, carecia de adaptação de forma a ir ao encontro dos objetivos da minha aula.
Neste sentido, omiti alguns slides do PowerPoint (todos relacionado com a temática da obra Names), alterei a ordem de outros e acrescentei, ainda, os slides 1, 2, 3 e 15 da minha autoria, resultando na seguinte adaptação:
ADAPTAÇÃO_REA1 Maya Angelou.pptx

Desta forma, o recurso foi inserido no seguinte plano de aula:
English Lesson Plan_Year 11.pdf
A opção por este REA prende-se com vários critérios:
Trata-se de um REA inserido no repositórios REDA, da responsabilidade do Governo dos Açores e integrado na iniciativa “Apoio às Escolas” do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, sendo um recurso com uma qualidade credível. A plataforma REDA é de fácil utilização com recursos sujeitos a uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA, estando a informação identificada no termos e condições da plataforma https://reda.edu.azores.gov.pt/termosecondicoes.
A licença atribuída ao recurso confere-lhe versatilidade e adequabilidade que permitiu adaptá-lo à minha prática letiva. O recurso apresenta uma grande facilidade de remix, permitindo várias opções de utilização, podendo ajustar-se a diferentes atividades/aulas/temáticas. Poderei optar por lecionar a obra Names, utilizando os slides do PowerPoint que omiti no plano de aula apresentado. Terei também a possibilidade de utilizar a informação sobre a escravatura para lecionar a obra 12 Years Slave, indicada para Inglês, 12º ano. Esta versatilidade torna este recurso num REA valioso, funcional e pertinente.
REA 2/3
Inglês 2º ano – Programa Escolas Bilingues em Inglês
Halloween - Vocabulary
Origem LearningApps
https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/learningapps
Recurso 2
Jogo interativo Halloween Hangman
https://learningapps.org/14734435
Recurso 3
Jogo interativo Halloween Free Text Input
https://learningapps.org/14636992
Os recursos 2 e 3 tiveram como propósito complementar e dar continuidade a um plano de aula que implementei no âmbito do Programa Escolas Bilingues em Inglês, no 2º ano do 1º ciclo.
English lesson plan_Halloween_Year 2.pdf
Nesta aula foram desenvolvidas diversas atividades para aquisição de vocabulário específico relacionado com a temática do Halloween. Foram utilizados os seguintes materiais:
English Handout_Halloween_Year 2.pdf
A aquisição de vocabulário de forma significativa e duradoura implica o envolvimento ativo dos alunos em atividades práticas que deverão ser implementadas de forma recorrente.
Neste sentido, foram utilizados os REA 2 e 3 acima identificados, sendo adaptados com o vocabulário lecionado, da seguinte forma:
Halloween Hang man- adaptação
https://learningapps.org/view45045877
Halloween Free Text Input- adaptação
https://learningapps.org/view45046232
Os alunos poderão desenvolver a atividade a pares, recorrendo a computadores portáteis ou no computador da professora, participando de forma alternada, sendo a atividade projetada para que toda a turma possa acompanhar.
Os critérios subjacentes à seleção destes dois REA prendem-se com o seguinte:
A credibilidade da plataforma LearningApps está validada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, estando integrada na iniciativa “Apoio às Escolas”. Estamos perante uma plataforma com diversas aplicações Web 2.0, de utilização muito intuitiva e que oferece uma grande variedade de opções para criar e adaptar recursos recorrendo à gamificação. A natureza prática das atividades facilita o processo de ensino-aprendizagem permitindo a consolidação de conteúdos e competências. A plataforma apresenta não só diversos recursos já criados, que poderão ser adaptados, como disponibiliza templates para que se possa criar recursos de raíz. A utilização generalizada desta plataforma requer uma atenção especial na verificação da adequabilidade e da correção dos recurso antes da sua implementação.
Embora as atividades criadas em LearningApps sejam privadas por defeito, o autor tem a possibilidade de disponibilizar o seu recurso por meio de um link ou de um código embed. Poderá, ainda, tornar o seu recurso público, permitindo que outros utilizadores possam utilizar, copiar e adaptar o recurso livremente sem a necessidade de fazer referência ao seu autor. A plataforma LearningApps é de livre utilização para fins educacionais, não sendo permitido o seu uso comercial. Esta informação poderá ser consultada em https://learningapps.org/rechtliches.php.
Comentários Finais
A riqueza dos recursos apresentados prende-se com a versatilidade e adequabilidade dos mesmos a diversas áreas disciplinares e níveis de ensino, viabilizando a utilização e adaptação dos conteúdos a diferentes contextos educativos.
Neste sentido, a exploração destes recursos justifica “a crença de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir os recursos educacionais, sem restrições” (Cape Town Open Education Declaration, 2007).
Cape Town Open Education Declaration. (2007). Cape Town Open Education Declaration: Unlocking the promise of open educational resources. www.capetowndeclaration.org
Coelho, G. (2019) Names de Maya Angelou (Diapositivos de PowerPoint). REDA https://reda.edu.azores.gov.pt/resources/detalhes-recurso/1858
Creative Commons (s.d.) https://creativecommons.org/
Direção-Geral da Educação. (s.d.). Apoio às Escolas. Ministério da Educação, Ciência e Inovação. https://apoioescolas.dge.mec.pt/
Governo dos Açores. (s.d.). REDA: Recursos Educativos Digitais Abertos. Direção Regional da Educação e Administração Educativa. https://reda.edu.azores.gov.pt/
LearningApps.org. (s.d.). LearningApps.org - interaktive und multimediale Lernbausteine. https://learningapps.org/
Nobre, A. (2020). REA: de A a .... Manual para identificar, procurar, utilizar, reutilizar, produzir e partilhar recursos educacionais abertos, Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/10216
Oxford University Press. (n.d.) Stereotype. Oxford advanced leraner’s dictionary. Recuperado em 3 de janeiro de 2026. https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/stereotype_1?q=stereotype
PBS American Masters. (2017, 3 de fevereiro). Maya Angelou: And Still I Rise Trailer. (Vídeo). Youtube. www.youtube.com/watch?v=oX02IRsrtYg
UNESCO. (2012, June 22). 2012 Paris OER declaration. UNESCO.
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por
Wiley, D. (2014, September 24). The access compromise and the 5th R. Improving Learning.https://opencontent.org/blog/archives/3221
2025-12-21 by Laura Silva Maria
Repositórios e outras fontes online de Recursos Educacionais Abertos
Imagem criada por Chat GPT
uma
coleção organizada de documentos (texto, imagens, sons, etc.) digitais de
acesso livre e geralmente gratuitos na Internet, juntamente com uma interface
para pesquisar e consultar esses documentos.
Facilmente
encontraremos uma grande variedade de repositórios REA na Internet, sendo
apenas necessário procurar num motor de busca. Contudo, deveremos saber o que
pretendemos, para o que necessitamos do recurso, assim como garantir a
qualidade do repositório e dos REA. Uma busca aparentemente simples, poderá
necessitar de alguns cuidados acrescidos, de forma a garantirmos um resultado
conclusivo e fidedigno.
Vejamos
o seguinte exemplo: o recurso à “pesquisa avançada”, em vez de “pesquisa
simples” (Nobre, 2020, p.31) permite a identificação de repositórios REA
com licenças Creative Commons.
No
âmbito da realização desta atividade inserida na unidade curricular de
Materiais e Recursos para eLearning, irei apresentar os seguintes repositórios
REA:
Repositório
Aberto – Universidade Aberta
IAVE
– Instituto de Avaliação Educativa
REDA
– Recursos Educativos Digitais Abertos
A opção por estes repositórios
prende-se essencialmente com o facto de conterem recursos abertos e de qualidade
credível. Cada um tem o foco direcionada para uma área diferente. Não obstante,
todos eles se enquadram na minha atividade profissional.
https://repositorioaberto.uab.pt/home
O Repositório
Aberto da Universidade Aberta oferece materiais de tipologias diversas, com o
seu foco no ensino superior e em artigos e teses científicas. Ainda assim,
alguns dos seus recursos poderão ser adaptados para o ensino secundário. Repositório
de fácil navegação, permite o acesso à produção intelectual da Universidade
Aberta, em formato digital. Este repositório “reúne professores, criadores de
recursos, bibliotecários responsáveis por descrever os recursos,
administradores, técnicos e utilizadores de REA. (Nobre, 2020, p.29) Desta
forma, está garantida “em certa medida, a qualidade, a coerência e a
acessibilidade dos recursos publicados no repositório.” (Nobre, 2020, p.29)
Permite uma
pesquisa direcionada por tema, título, autor, data, comunidades, tipo de
recursos e publicações recentes, etc. O email de contacto e uma secção de FAQs
possibilita uma orientação em caso de necessidade de apoio por parte dos
utilizadores.
Selecionei o
Repositório Aberto da Universidade Aberta por considerar ser um repositório de
reconhecido rigor científico, que garante a qualidade dos recursos. Como
estudante de mestrado, é um repositório relevante para a minha investigação, ao
qual recorro com frequência.
A análise de
diversas teses de mestrado e doutoramento tem sido essencial para aprofundar os
meus conhecimentos no âmbito dos conteúdos relacionados com a Pedagogia do
eLearning, assim como para a aquisição de competências práticas de técnicas de
investigação e redação de uma tese.
No âmbito das
U.C. do mestrado em Pedagogia do eLearning, este repositório permite o acesso a
diversos artigos científicos de leitura essencial.
O Banco de Itens do IAVE,
integrado no Ministério da Educação, Ciência e Inovação, tem o seu foco nos
exames e provas nacionais do ensino básico e secundário. Tem uma espaço para as
diversas disciplinas e professores, encarregados de educação e alunos poderão
consultar exames e provas, assim como critérios de avaliação e classificação.
Neste repositório, professores
podem igualmente aceder a uma área reservada com REA direcionados para as
diferentes disciplinas e ciclos de ensino, podendo os docentes adaptar os
recursos às necessidades da sua prática letiva pessoal.
O Banco de Itens do IAVE
proporciona, ainda, o acesso a áreas de formação, estudos e relatórios. A
plataforma apresenta uma interface de navegação simples e intuitiva, tanto para
adultos, como para alunos, com diversos separadores que facilitam o acesso aos
recursos pretendidos.
Fundamentação
A opção pelo repositório
Banco de Itens do IAVE prende-se com a minha prática letiva como professora do 3º
ciclo do ensino básico e secundário, tendo ao longo da minha carreira recorrido
ao mesmo com diferentes finalidades. A credibilidade na qualidade dos recursos
é garantida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
Como professora
com alunos que terão de se preparar para exame nacional, o recurso ao Banco de
Itens do IAVE tem sido parte integrante da minha prática letiva. Este
repositório não só fornece toda a informação relacionada com os exames e provas
nacionais, mas também permite o acesso ao arquivo das provas, que tenho vindo a
utilizar para a orientação dos alunos.
https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/recursos-educativos-digitais-e-abertos-reda
https://reda.edu.azores.gov.pt/
O repositório
de Recursos Educativos Digitais Abertos (REDA) é da responsabilidade do Governos
dos Açores e está integrado na iniciativa “Apoio às Escolas” do Ministério da
Educação, Ciência e Inovação. Disponibiliza conteúdos educativos em vários
formatos, abrangendo diferentes áreas disciplinares e os vários níveis e ciclos
de ensino. Apresenta uma interface apelativa que permite uma pesquisa avançada
com aplicação de filtros que orientam na busca dos recursos pretendidos. Os
recursos (em vários formatos) contemplam uma proposta de operacionalização,
facilitando a utilização e adaptação dos docentes ao seu contexto educativo. Tratando-se
de uma plataforma multidisciplinar existem recursos em várias línguas. Para
além dos recursos educativos, este repositório indica hiperligações para ferramentas
digitais promotoras do trabalho colaborativo, Genially, Canva, Learning Apps
entre outros, assim como fornece o acesso a bibliotecas virtuais como a
Europeans, dicionários e tutoriais diversos. A plataforma providencia apoio aos
utilizadores, através de vídeos e tutoriais explicativos.
Fundamentação
Também este
repositório foi selecionado em função da credibilidade na qualidade dos
recursos garantida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, assim como
na minha prática educacional. Para além de professora de Inglês e Alemão do 3º
ciclo do ensino básico e secundário, participei em diversos projetos no âmbito da
educação pré-escolar e 1º ciclo, assim como em projetos colaborativos eTwinning
e Erasmus+. Este repositório apresenta-nos uma grande variedade de recursos que
poderão ser utilizados e adaptados a qualquer contexto educativo.
Coordenei e implementei
diversos projetos de articulação vertical com a educação pré-escolar e 1º ciclo
(eTwinning, Erasmus+, Programa Escolas Bilingues em Inglês – PEBI). Neste
contexto, o recurso a REA e ao repositório REDA, entre outros, facilita o meu
envolvimento em práticas educacionais direcionadas para uma faixa etária diferente
da qual com que habitualmente trabalho.
Considerações Finais
A utilização destes três
repositórios é prática comum na minha ativdade como docente e como estudante de mestrado. Oferecem recursos
abertos e gratuitos, estando associados a licenças Creative Commons,
indo ao encontro dos 5Rs de David Wiley. A sua credibilidade é assegurada por
instituições públicas, como a Universidade Aberta e o Ministério da Educação,
Ciência e Inovação.
Referências APA
Creative Commons (s.d.) https://creativecommons.org/
Nobre, A. (2020). REA: de A a
.... Manual para identificar, procurar, utilizar, reutilizar, produzir e
partilhar recursos educacionais abertos, Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/10216
Ramade, J. (2015). Recursos
Educativos de Aprendizagem (REA). Beira: UnISCED.
United Nations. General Assembly.
(1948, December 10). Universal declaration of human rights (217 A (III)).
United Nations.
Wiley, D. (2014, September 24).
The access compromise and the 5th R. Improving
Learning.https://opencontent.org/blog/archives/3221










Olá Laura,
ResponderEliminarAprecio a forma como articulas a credibilidade institucional de cada recurso com a tua experiência prática, seja como docente ou como estudante de mestrado.
A escolha do Repositório Aberto da Universidade Aberta revela uma preocupação com o rigor científico que é essencial na nossa investigação académica. Concordo que o acesso a teses e dissertações constitui uma mais-valia inestimável para aprofundar conhecimentos metodológicos e temáticos no âmbito da Pedagogia do eLearning.
Relativamente ao IAVE e ao REDA, destaco a pertinência da tua abordagem pragmática, evidenciando como estes repositórios respondem a necessidades concretas da prática letiva. A tua experiência em projetos de articulação vertical e colaborativos (eTwinning, Erasmus+, PEBI) confere ainda maior relevância à escolha do REDA, dada a sua versatilidade multidisciplinar e multinível.
Poderia ser interessante explorar, numa reflexão futura, estratégias de adaptação dos recursos aos diferentes contextos educativos que mencionas.
Muito obrigado pela partilha desta reflexão rica e contextualizada!
Saudações Natalícias!
.Olá, Laura, as suas escolhas foram muito sabias. Percebo aqui, lendo os blogs dos colegas sobre este assunto, os REA, vejo quanto conhecimento e a variedade de REA que temos para facilitar e dar qualidade ao ensino, independentemente da área e idade. Gostei de como citou os( Direitos Humanos ),e ter acesso à educação de qualidade é um dos direitos humanos, que em muitos casos, por vezes, é negado e dificultado por desigualdades sociais, e os REA, de certa forma, trazem esta equidade para todos).
ResponderEliminarNão conhecia este: https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/recursos-educativos-digitais-e-abertos-reda
https://reda.edu.azores.gov.pt/, achei interessante, como um recurso que pode ser usado em várias línguas. Parabéns por sua postagem, foi enriquecedora.
Olá Laura
ResponderEliminarGostei muito da sua apresentação e refletindo um pouco, no fundo, democratizar o ensino não é apenas "pôr coisas na net", mas sim garantir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso a saber de qualidade.
Traz três escolhas que são verdadeiros "portos seguros" para quem navega nestas águas:
1. O Repositório da UAb: Que, como bem refere, é a nossa "casa" e o nosso garante de rigor científico enquanto investigadores.
2. O IAVE: Um clássico indispensável para quem anda no "terreno" do ensino básico e secundário, trazendo aquela segurança institucional que tanto precisamos.
3. O REDA: Talvez a faceta mais dinâmica e multidisciplinar, que brilha pela sua interatividade e apoio a projetos como o eTwinning.
O que mais gostei nesta análise foi o foco na "pesquisa avançada". Às vezes esquecemo-nos de que a curadoria exige saber filtrar o trigo do joio. Não basta encontrar; é preciso validar, respeitar as licenças Creative Commons e garantir os famosos 5Rs (Reuse, Revise, Remix, Redistribute, Retain).
No final do dia, o seu texto lembra-nos que ser um pedagogo/ aluno do eLearning é ser um curador atento. Seja a analisar uma tese de doutoramento ou a preparar uma aula de Inglês para o 1.º ciclo, estas ferramentas são o que nos permite passar da teoria da "educação gratuita" para a prática de uma educação realmente aberta e acessível.
Saudações Académicas, Boas festas
Tânia Santos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Laura, obrigada pela partilha.
ResponderEliminarO teu trabalho evidencia uma boa articulação entre enquadramento teórico e prática letiva, destacando-se a seleção e adaptação dos REA de acordo com os 5R de David Wiley. A fundamentação está bem sustentada e as aplicações práticas ilustram claramente a versatilidade dos recursos em diferentes níveis de ensino. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Olá Laura,
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho tão completo e bem estruturado!
Gostei particularmente da forma como articulas a utilização dos REA com os diferentes níveis de ensino e contextos educativos, mostrando que a adaptação e a contextualização são essenciais para a eficácia pedagógica.
Uma observação que poderia acrescentar à discussão é a importância de avaliar o impacto das adaptações dos REA na aprendizagem dos alunos, por exemplo, através de pequenos testes formativos ou questionários de perceção, permitindo verificar se os recursos estão efetivamente a promover a aquisição de competências e a motivar os alunos. Esta reflexão poderia enriquecer ainda mais a tua prática baseada em evidências.
Obrigada por partilhares esta experiência tão inspiradora e útil para todos nós!
Beijinhos,
Carla Miranda